Portas Abertas ou Portas Fechadas?

Escrito por Pra Vanessa Silva Ligado . Publicado em Paginas

Esses dias estive meditando sobre isso quando ouvi uma pessoa comentar: Deus fechou tal porta pra mim. Pensei: Será que foi Deus mesmo ou será que foi a própria pessoa que a fechou?

Muitas vezes imputamos a Deus uma responsabilidade que é toda nossa.

Já parou pra pensar que tem pessoas que sempre tem portas fechadas em sua vida? Se você parar pra observar como elas se relacionam, como são suas atitudes, como elas tratam as pessoas, perceberá que ela mesma bate a porta e a tranca. E, em muitas outras vezes, essas mesmas pessoas destroem totalmente as portas que tem.

Quando lemos o livro de Neemias ficamos assustados com tamanha destruição da cidade de Jerusalém. Muitas vezes pensei em como aqueles inimigos de Israel eram cruéis. Veja o que a Bíblia diz:

 

E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.Neemias 1:3

Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.Neemias 2:17

O povo estava em total miséria, vergonha, com sua cidade assolada. Mas, pergunto eu, por quê? Será que a culpa era do inimigo? Será que o povo de Deus perdeu a habilidade de lutar, de conquistar territórios? Será que Deus não podia fazer nada por eles?

A Bíblia nos conta que quando Neemias ouviu sobre a destruição de Jerusalém e de como seu povo estava assolado, e as portas da cidade queimadas, ele se colocou diante de Deus, desconsolado, e clamou, e pediu perdão pelos pecados, seu e de seu povo. (Ne. 1: 4 a 6)

Vamos pensar... o que levou Neemias a pedir perdão de pecados? Por que ele apenas não clamou por um milagre?

Queridos, Neemias conhecia a Lei do Senhor. Ele sabia que Deus os havia advertido a serem santos – separados para Deus. Deus havia dito que se o povo abandonasse seus mandamentos, se o povo andasse segundo sua própria vontade ou se fosse atrás de outros deuses, Deus os entregaria ao inimigo e eles seriam dispersos. Neemias conhecia seu Deus. Ele sabia que não havia falha em Deus. Ele sabia que a responsabilidade de Jerusalém estar sem muros e sem portas era, exclusivamente, do povo! (Ver Dt. 28)

O povo de Israel abandonou a Lei do Senhor, esqueceu-se da obediência, da integridade, da santidade e, principalmente, de andarem com Deus. Eles perderam o temor a Deus.

Quando mudamos nosso estilo de vida santo, de nova vida em Cristo, para uma vida cheia de permissões, de negligências, onde o “eu” governa e tudo o que importa são os meus desejos, a minha vontade e a minha felicidade, então nossa consciência cristã é cauterizada (I Tm.4:2). Não conseguimos mais sentir dor ou arrependimento pelo pecado. Achamos que aquilo é normal, afinal, todo mundo faz assim. E passamos a chamar de santo aquilo que Deus considera profano (Is. 5:20). E isso é muito sério! Quando nossa vida começa a se encher de desobediência, as coisas começam a dar erradas. Somos entregues ao nosso inimigo e ele começa a prevalecer contra nós! Há brechas em nossa vida! Então, ele entra e começa a destruição, a assolação, ruína e vergonha. Muitas vezes, isso não acontece de uma hora pra outra, porque ele sabe nos seduzir e nos conduzir a esse lugar de derrota devagar e sutilmente. Ele não tem pressa quando o assunto é destruir alguém precioso para Deus, afinal, ele pode usar essa pessoa para escandalizar a outros. E digo uma coisa pra você: é melhor morrer do que escandalizar um pequenino! Será?! Sim, olhe o que Jesus disse: "É inevitável que aconteçam coisas que levem o povo a tropeçar, mas ai da pessoa por meio de quem elas acontecem. Seria melhor que ela fosse lançada no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço, do que levar um desses pequeninos a pecar.” Lucas 17:1-2

Queridos, isso é muito, muito sério!

Quando desobedecemos a Deus, nos desviando de seus mandamentos, as portas em nossa vida começam a ser fechadas e até mesmo destruídas, como foi no tempo de Neemias.

Quantas pessoas dentro da igreja tratam as pessoas ríspida e arrogantemente, esperando ser servidas ao invés de servir? Nem precisa ser dentro da igreja... muitas vezes na família, no trabalho ou com os amigos. Às vezes, uma atitude de desrespeito, de soberba, de crítica e julgamento fecha portas que, no futuro, seria de grande ajuda pra você!

A Bíblia diz assim: “Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês".Lucas 6:38 Muitas pessoas usam esse texto com respeito à ofertas, porém no contexto bíblico, ele está se referindo a relacionamentos e as atitudes corretas para com as pessoas.

Não é incoerente que algumas pessoas se sentem injustiçadas quando são abandonadas em tempos difíceis, quando não conseguem fazer amigos, não perduram num emprego, quando perdem um cônjuge para o divórcio ou quando algumas pessoas se afastam delas? Sim! Elas não conseguem ver que elas mesmas foram destruindo portas, removendo pontes, causando estragos e agora estão recebendo na mesma medida com que mediram. Isso é muito triste e muito comum, infelizmente.

Quantas vezes me vi em situações assim! Sim! Errei muitas vezes, mas tenho aprendido com os erros e dia-a-dia minha oração tem sido: “Deus, muda meu coração! Ajuda-me a te amar sobre todas as coisas e amar as pessoas como a mim mesma!” Creio que esse é o segredo! Agindo assim estaremos construindo alicerces seguros para o futuro e mantendo as portas abertas e inteiras em nossa própria vida! E o melhor de tudo: alcançando o favor de Deus! E, se você tem o favor de Deus, você tem todo o resto!

Que Deus abençoe sua vida e dê a você sabedoria para discernir o momento que você está vivendo e a manter as portas abertas em sua vida. Quando chegar o tempo de ter portas fechadas, você então saberá, que foi Deus mesmo quem as fechou, pois suas atitudes trarão paz ao seu coração e as chaves de sua vida estarão nas mãos e no controle dele e não nas suas.

 

Pra. Vanessa Silva

 

 

Compartilhe esse Artigo

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Contato

Igreja Batista Fé - Campo Grande

Av. Ernesto Geisel, 6675

Taquarussu

Campo Grande - MS

Telefone (67) 3026-3083