Como Obter o Coração de Pastor

Escrito por Igreja Batista Fé Ligado . Publicado em Paginas

ovelhasAmor e gratidão: são as duas ferramentas que vão cavar e formar no seu interior um novo coração de pastor. Infelizmente, o erro de muitos, ainda hoje, é tentar investir na vida de outros somente quando tais pessoas mostram interesse de correr atrás de ajuda. Tais líderes não entendem que muitas vezes as ovelhas fizeram uma decisão de verdade por Jesus, mas precisam ser ensinadas, treinadas e bem cuidadas para que se reanimem e prossigam na vida cristã.

Podemos aprender com a vida de Pedro. A pergunta feita a Pedro por Jesus é a mesma que ele faz a nós individualmente hoje:

Jesus: “Tu me amas mais que todos estes outros?”

Pedro: “Sim, tu sabes que eu te amo.”

Jesus: “Pedro, tu me amas?”

Pedro: “Sim, Senhor, tu sabes que eu…”

Jesus: “… tu me amas?”

Pedro: “Sim, Senhor, tu sabes…”

A mesma pergunta foi feita a Pedro uma primeira, segunda e terceira vez.

Cada vez que Jesus fazia a pergunta a Pedro, soava como uma picareta quebrando uma rocha em busca de um diamante.

A cada resposta de Pedro a Jesus, um pedaço de pedra caía, e Pedro se conscientizava de quem ele era em Cristo e da responsabilidade que isso implicava.

Após cada resposta de Pedro, Jesus acrescentou:

“… apascenta os meus cordeiros.”

“… pastoreia as minhas ovelhas.”

“… apascenta as minhas ovelhas” (João 21. 15 – 17).

Quando Jesus fez a mesma pergunta pela terceira vez a Pedro, o restante daquela “rocha” caiu por terra, causando uma “tristeza” em Pedro, provocando um profundo quebrantamento. Só então Jesus podia pegar aquele diamante com as mãos e conduzi-lo, incliná-lo na direção que Ele quisesse.

“O coração do rei está na mão do Senhor e Ele inclina conforme o seu querer.” (Provérbios 21.1).

Depois de Jesus ouvir as respostas e o quebrantamento de Pedro é que Ele lhe revela com que gênero de morte Pedro haveria de glorificar a Deus (João 21.18,19), e só então lhe declara: “Segue-me”.

Morte de Cruz (Caráter)

Morte do ego

Morte da natureza adâmica

Somente depois de todo esse processo Jesus lhe declara: “Segue-me”.

Tudo isso porque em João 13. 35 – 38, antes de Sua morte, Jesus está ensinando aos Seus discípulos o valor do amor:

“Nisto conhecerão que sois meus discípulos se tiverdes amor uns para com os outros. Perguntou-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Respondeu Jesus: Para onde vou não podes seguir agora; mais tarde, porém me seguireis. Replicou Pedro: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Por ti darei a própria vida. Respondeu Jesus: Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo que jamais cantará o galo antes que me negues três vezes.”

E foi exatamente isto que aconteceu. No momento em que Jesus estava sendo preso, Pedro ainda tentou livrá-lo do seu próprio jeito, usando da espada e cortando a orelha de um dos soldados. O que parece é que ele queria mesmo era acertar a cabeça e, errando, acertou a orelha. Em meio a tanta confusão, Jesus ainda importou-se em praticar amor, repondo a orelha de quem aparentemente era seu inimigo. Que lição para Pedro!

3D Livro Criterios praticos

Extraído do Livro “Critérios Práticos de um Líder de Célula” – Elvis Oliveira, MDA Publicações, 2010.

Se você desejar saber mais sobre o assunto, clique na imagem e adquira nossos produtos.

Link: http://www.visaomda.com/como-obter-o-coracao-de-pastor/