A Importância da Célula

Escrito por Igreja Batista Fé Ligado . Publicado em Mensagens

small group 4A “Igreja no Lar” com o ministério nas mãos do povo faz parte deste novo paradigma de Igreja Local que chamamos “Igreja em Células”. Existe algo paradoxal, porém, que tem acontecido em algumas Igrejas em Células: O ministério foi colocado nas mãos do povo e a maior parte de seus membros estão em células, porém, a “Igreja no Lar” tem sido descaracterizada. Vamos explicar:

Existem igrejas em células que uma parte de seus membros não congregam na “Igreja no Lar”, mas somente reúnem-se em outros tipos de células e que não se identificam com o modelo neo-testamentário da “Igreja no Lar”.

Não somos contra ter vários tipos de células, mas cremos que é importante que todos os cristãos da Igreja Local estejam congregando em um tipo de célula onde a vida do corpo se encontra de forma sintetizada em todos os seus muitos aspectos, por exemplo: adoração, intercessão, evangelismo, integração, discipulado, treinamento de líderes, comunhão, assistência social, etc.

Além disso, é necessário que esta célula esteja sempre aberta para receber novas pessoas, e como a célula do corpo humano, esteja sempre crescendo, multiplicando e formando novas células. Este tipo de célula resgata a “Igreja no Lar”, e cremos ser importante que todos congreguem em uma célula deste tipo, pois acreditamos que foi assim que aconteceu na igreja neo-testamentária.

Compreendemos que outras igrejas, tem ocasionalmente usado o termo “Célula” para algo bem diferente daquilo que usamos. Algumas igrejas têm utilizado a Célula, talvez, principalmente para a comunhão. Como foi explicado acima, as nossas Células têm outra visão. Cremos que todo membro da Igreja Local deve participar da Célula. Para nós a Célula é o coração da Igreja Local.

Todas as nossas Células, heterogêneas e homogêneas, têm estas características, e todos os membros estão em um desses dois tipos de Células. A totalidade de nossas Células crescem e multiplicam-se em três áreas:

1. Verticalmente: os membros crescem em intimidade com Deus e multiplicam isso nas vidas dos seus discípulos.
  2. Horizontalmente: os membros crescem em comunhão uns com os outros e multiplicam isso nas vidas dos seus discípulos.
  3. Exteriormente: os membros crescem numericamente ganhando novas pessoas para Jesus, discipulando estas pessoas e multiplicam este código genético de evangelismo e discipulado nas vidas dos seus discípulos. A Célula cresce em número de membros e multiplica-se formando novas Células.

Extraído da Apostila: A Visão do MDA – O Coração da Igreja Local, do Pr. Abe Huber.

Link: http://www.visaomda.com/a-importancia-da-celula/